História

O PET no Brasil

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) criou o programa PET no ano de 1979, então conhecido como Programa Especial de Treinamento. Ao final do ano de 1999 houve a transferência deste programa para Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC), ficando a sua gestão sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior (DEPEM).
Entre 1995 e 2003 o governo tentou por diversas vezes extinguir o programa, sob alegações de que era oneroso aos cofres públicos, mas esbarrou em forte oposição da comunidade acadêmica.
Em 2004 o PET passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial. Desde então, vem sendo executado, levando em conta as diretrizes e os interesses acadêmicos das Universidades às quais se vincula, e que passaram a ser responsáveis por sua estruturação e coordenação.
Atualmente (dados de 2010), são 400 grupos PET em instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país. 4274 alunos bolsistas e 400 tutores, um para cada grupo de pesquisa.

O PET na UTFPR

A UTFPR possui atualmente treze grupos PET, sendo que destes, sete foram classificados no edital do Programa de Educação Tutorial – PET 2010 do Ministério da Educação (MEC).
O primeiro grupo PET foi implantado em 2006 no campus de Pato Branco, e está ligado ao curso de Agronomia. O Campus de Dois Vizinhos iniciou as suas atividades em 2007 e está vinculado ao curso de zootecnia. Em 2008, foi a vez de Curitiba iniciar seu primeiro grupo PET, sendo este vinculado ao curso de Engenharia Eletrônica. O quarto grupo é do Campus de Dois Vizinhos e está ligado ao curso de Engenharia Florestal.
Em 2010 os grupos iniciados foram nos Campus de:

  • Campo Mourão, vinculado ao curso de Engenharia Civil;
  • Curitiba, ligado ao curso de Engenharia da Computação;
  • Francisco Beltrão, vínculado com o curso de Tecnologia em Alimentos;
  • Londrina, também vinculado ao curso de Tecnologia em Alimentos.

Três grupos são da modalidade PET/Conexões de Saberes. Essa modalidade do programa envolve exclusivamente estudantes oriundos de comunidades populares urbanas, de comunidades do campo ou quilombolas e de comunidades indígenas. O objetivo é corrigir desigualdades sociais e gerar condições de permanência na universidade para alunos oriundos de comunidades populares. Sendo estes nos Campus de:

Curitiba, com o grupo “Computando Culturas em Equidade”, voltado preferencialmente para alunos dos cursos de Engenharia de Computação e de Bacharelado em Sistemas de Informação;

  • Curitiba, com o grupo multidisciplinar que desenvolverá atividades com a temática de políticas públicas;
  • Dois Vizinhos, o grupo “Agricultura Familiar – Saberes e Fazeres da vida no campo” selecionará estudantes oriundos de comunidades do campo.

O PET mais recente na UTFPR, fundado em 2012, é vinculado ao curso de Engenharia Química em Ponta Grossa.

O PET em Campo Mourão

O PET-civil na UTFPR campus Campo Mourão foi criado no final de 2010, com o Prof. Dr. Jorge Luís Nunes de Góes como tutor e apenas 6 integrantes. A proposta inicial foi de abordar atividades diferentes, não só relacionadas ao curso de Engenharia Civil, mas também ao ramo da literatura, auxiliadas nessa parte pelo Prof. Dr. Maurício César Menon.
Alguns dos primeiros projetos do PET, em 2011, foram:
- O Ciclo Grandes leituras, um incentivo à leitura no meio acadêmico;
- Recital Didático, relação entre a música, a pintura e a literatura para estimular o potencial cultural dentro da universidade;
- Seminários: Demolição Civil e Pontes: tipologia, cálculo e execução;
- Monitoria de Teoria das Estruturas 2;
- Programa Autoconstrução Assistida
- Programa Racionalização Construtiva.

Atualmente, o grupo possui 12 integrantes (bolsistas e voluntários) e continua realizando diversos trabalhos importantes para a universidade.

Redes Sociais

TwitterFacebook Google Plus Youtube

Processo Seletivo

Faça parte do nosso grupo, fique por dentro do processo seletivo, em breve divulgaremos maiores informações!

Fale Conosco

Entre em contato conosco, dê sugestões e tire suas dúvidas.
Endereço:Via Rosalina Maria dos Santos, 1233. Bloco B - Sala B101. CEP 87301-899 Caixa Postal: 271 Campo Mourão - PR - Brasil.
Telefone:+55 (44) 3518-1523
E-mail: pet.civil.cm@gmail.com